segunda-feira, 9 de março de 2009

Z1 (1936) - Primeira máquina de calcular com relés.


O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial.
Esta máquina era constituída basicamente por um somador/subtrator de 22 bits de vírgul flutuante (ponto-flutuante) e uma unidade lógica de controle que possibilitava a realização de tarefas mais complexas como multiplicação (por sucessivas somas) e divisão (por sucessivas subtrações). O único componente elétrico do Z1 era um motor que servia para gerar um sinal de clock mecânico de um hertz. Tinha a maioria dos elementos de arquitetura do modelo Z3, entretanto, por causa de problemas mecânicos não teve utilidade prática.
ARQUITETURA
A arquitetura do Z1 serviu como ponto de partida para a dos seus sucessores. O Z1 dispunha de uma memória para 64 números de vírgula flutuante (ponto-flutuante), de 22 bits de largura (ponto-flutuante de 22 bits de tamanho). A unidade aritmética possuía comandos de adição, subtracção (subtracão), multiplicação, divisão e um decodificador binário-decimal.
O sistema de entrada e saída de dados do Z1 era composto por duas unidados: uma perfuradora de cartões e uma leitora de cartões perfurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário